Consultas atrasadas e agora?

Milhares de artigos e profissionais de marketing citam o lendário problema dos atrasos nas consultas, principalmente nos consultórios odontológicos, fornecendo dicas e estratégias de como resolver este mal.

Tudo isso é pura balela, esqueça tudo que você já leu sobre isso, porque sem dúvida nenhuma, me atrevo a dizer que não existe fórmula mágica, muito menos dicas ou estratégia, o que existe sim é atenção dedicada ao cliente.

Por mais que o cirurgião-dentista se esforce para atender seus clientes, principalmente quando falamos de especialidades como implantodontista e buco-maxilo, quanto maior o seu sucesso, consequentemente maior o número de pacientes, tendo assim agenda cheia e muita correria. Isso jamais vai mudar!

O que não pode mudar é a atenção que você dá ao cliente, o carinho que o trata e a explicação do diagnóstico. É o momento do encantamento, é nessa hora que o espetáculo começa e só depende de você.

Por isso, jamais diminua e padronize o tempo de suas consultas, pois cada cliente é diferente e cada um deles merece um tempo personalizado.

A sua clínica não é uma indústria, não precisa trabalhar em escala industrial.

Você deve estar se perguntando, mas como trabalhar dessa forma? Simples. Já que o cliente vai esperar, garanta uma espera imperceptível, crie um ambiente aconchegante, extremamente confortável e climatizado. Faça um lindo jardim, coloque um aquário enorme, café fresco, água gelada limpa e porque não sair do convencional e oferecer sucos, chás gelados, refrigerantes, etc. Ofereça revistas atualizadas principalmente àquelas que você aparece em uma entrevista ou um artigo.

Contrate uma recepcionista educadíssima pronta para um atendimento sensacional, com um sorriso enorme clareado a laser e uniforme digno de uma aeromoça. As companhias áreas contratam designers para criar os seus uniformes, porque o cliente olha para a apresentação, para a postura, não para a turbina, porque quando a turbina pifa não tem jeito.

Contrate profissionais de atendimento e não ACDs com dupla função, ACD é uma coisa, atendente é outra.

Uma outra forma de garantir que o cliente não perceba o tempo de espera, é apresentar através de monitores de LCDs, que já não é coisa de luxo, informações, dicas e curiosidades sobre sua clínica e seus profissionais, reportagens sobre você e sua especialidade, vídeos educacionais sobre a odontologia, prevenção e higienização onde o apresentador é você, enfim, uma espécie de TV da clínica. O cliente entra em êxtase quando percebe toda essa inovação, muito mais do que isso, percebe a sua preocupação com o tempo dele.

O monitoramento e a relação entre a recepção e o atendimento dentro da sua sala são os principais fatores que vão garantir o sucesso da consulta. Se os seus clientes, quando entram na sua sala, jamais comentam o quanto ficaram satisfeitos na recepção, muito pelo contrário, só reclamam da demora, comece a se preocupar…

adaptado do ótimo texto do consultor Daniel Brito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s